Cartas Brasileiras resgata história e sentimentos das cartas

Quem tem mais de 35 anos certamente deve ter vivido a emoção de enviar e receber cartas. Esse é o enredo de Cartas Brasileiras, que será apresentado no Centro Cultural Correios nos dias 8, 9 e 10 de Abril, às 19h, com entrada franca (os ingressos devem ser retirados no local com 1h de antecedência). Espetáculo tem criação e direção de Sérgio Gusmmão.

Cartas Brasileiras trata-se de um sarau, nos moldes do que já foi uma forte tradição no Recife. Um encontro musical e poético que valorize a importância da carta como documento histórico, embalados por um repertório do melhor da Música Popular Brasileira.

Cartas Brasileiras
Por Sérgio Gusmmão

“Coooorrrrrreio” gritava o carteiro e logo aparecia alguém à porta para receber a missiva.

Menino ainda, eu era sempre encarregado de receber a farta correspondência que o meu pai recebia. Confesso que esta tarefa acabou despertando em mim uma vontade danada de passar pela experiência de receber uma carta, com o meu nome no envelope e tudo!

A minha vontade era tanta que assim que pude tomei parte de um projeto de intercâmbio de correspondências com jovens de outros países. Eu era aluno de um curso de inglês e me candidatei a uma amizade com jovens de outros países. Foi muito emocionante receber a primeira carta! Era uma garota dos Estados Unidos. E finalmente eu recebi uma carta, com meu nome no envelope e com uma foto dela.

Mas tarde dei início às minhas emocionantes e inesquecíveis experiências amorosas. Hoje eu posso dizer, sem medo de errar: tenho quase todas as cartas de amor que recebi. Pelo menos as mais importantes eu ainda as tenho.

Todos sabemos que um dos objetivos da EMPRESA DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS era, e ainda é, entregar correspondências e encomendas o mais rapidamente possível. Até hoje, os que enviam cartas à moda antiga, pelo Correio, sempre fazem a mesma pergunta diante da atendente numa agência: quanto tempo vai demorar pra carta chegar? Nos dias atuais o email acabou com esta preocupação: clicou chegou!

O email é universalmente utilizado, mas não tem charme! O charme que tem uma carta. De receber uma carta num papel de carta, escrita à mão, com marcas de dedos, de batom, de lágrimas, rasuradas, amassadas pela dúvida de ser ou não enviada, cheias de amor (ou de ódio), de paixão, de saudade, de revelações secretas, de intimidades, de histórias.

A carta ainda é cultuada e ainda deve continuar sendo. Há cartas que explicam mais e melhor a história de um povo, de um país, de um fato importante que muitas vezes é definitivamente explicado e compreendido após a leitura de uma carta, guardada por anos.

PARTICIPANTES
Flávio Brayner
Mestre em história pela UFPE, doutor em educação pela Sorbone, Paris V, pós-doutor em filosofia pela Paris VIII, professor titular da UFPE, vice Diretor do Centro de Educação e músico pianista.

João Carlos Araújo
Músico-violoncelista, atuando há 30 anos na Orquestra Sinfônica do Recife, com participação como músico convidado da Orquestra Sinfônica da Bahia por 07 anos e também como músico da Orquestra de Câmara da UFPE e da Orquestra Armorial de Câmara. Como músico-arranjador colaborou com diversos discos e filmes.

Kelly Benevides
Bacharel em canto pela UFPE, Kelly Benevides é pernambucana do Recife, mas tem levado sua música aos palcos de Dubai, Japão, Hong Kong, Austrália, Mônaco, Europa e até no Líbano. Mas sempre volta à terra natal em grandes eventos como a participação especialíssima que fez no show de carnaval no show de Antúlio Madureira. Seu CD Tráfego Local traz um pop sofisticado com os ritmos locais, e a participação de Naná Vasconcelos.

Sérgio Gusmmão
Ator, apresentador, comunicador e músico percussionista com larga experiência em produção cultural, em teatro, shows, festivais e projetos culturais. Por 10 anos foi curador e técnico de cultura da Fundação Joaquim Nabuco, curador, produtor e animador de importantes projetos turístico-culturais realizados no Brasil, na Argentina, na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente desenvolve um bem sucedido projeto com a webrádiosérgiogusmmão.

FICHA TÉCNICA
Projeto – Cactus Promoções e Produções Eireli – ME
Coordenação Geral – Ângelo Filizola
Produção Geral – Afonso Oliveira
Produção Local – Ederlan Fábio
Assistente de Produção – Jorge Sinésio
Idealização – Criação e Direção – Sérgio Gusmmão
Roteiro e Seleção Musical – Sérgio Gusmmão e Flávio Braynner
Piano, Vocal e Comentários – Flávio Brayner
Leitura dramatizada, Vocal e Percussão – Sérgio Gusmmão
Violoncelista – João Carlos Araújo
Vocal – Kelly Benevides
Design – Carla Gama
Assessoria de Imprensa – Publi Comunicação
Coordenação Pedagógica – Ana Luzia C. Alves
Técnico de Sonorização – Léo Mattos
Técnico de Iluminação – Ângelo Filizola
Técnico de Montagem – Anderson de Oliveira

CARTAS BRASILEIRAS
CENTRO CULTURAL CORREIOS
Av. Marquês de Olinda, 262
Bairro do Recife – Recife – PE
INFORMAÇÕES DOS CORREIOS:
Fone – 81- 32245739
DIA – 08 de maio de 2014 – 15:00 horas (Apresentação para escolas)
DIAS – 09 e 10 de maio de 2014 – 19:00 horas.
(Retire seu convite na bilheteria do Centro Cultural Correios, com 1 (uma) hora de antecedência).

Texto publicado em ImprensaPubli, Notícias, Shows, Teatro com as tags , , . Link direto: URL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>