Quinteto Violado realiza concerto aula nos Correios

Durante todo o mês de abril o grupo Quinteto Violado fará uma série de concertos aula no Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife). Nestes encontros, com o apoio dos seus instrumentos, os músicos do Quinteto demonstram e explicam as várias formas de ritmos e gêneros musicais que caracterizam os ciclos culturais do nordeste. As apresentações serão realizadas no período da manhã e são gratuitas. O agendamento de escolas pode ser feito pelo telefone 3241-2132.

Fundamentando seu trabalho na pesquisa, no registro e na documentação das expressões artísticas da música regional, o Quinteto Violado nasceu comprometido com a herança cultural das comunidades brasileiras. À medida que o trabalho musical do grupo foi evoluindo em suas leituras e criações, foi também suscitando entre seus integrantes uma preocupação com as novas gerações.

Desta forma o Quinteto Violado sentiu a necessidade de trabalhar a cultura musical nordestina voltada para um público de crianças e adolescentes, estimulando-os a conhecer melhor e a desfrutar do universo das manifestações culturais e dos gêneros musicais da sua região, apresentando com riqueza de informações, de forma a provocar descobertas e emoções que os dignifiquem como cidadãos.

Ainda na década de 1970, portanto, o grupo começou a desenvolver um formato específico de apresentação em escolas e centros de juventude. Em longas turnês por cidades do interior de Pernambuco – assim como de outros estados do Nordeste, do Sul e do Sudeste do país –, o Quinteto passou a realizar, além dos shows para o público em geral, apresentações do tipo concertos-aula, que combinam palestra ilustrada com poesia e música.

Texto publicado em ImprensaPubli, Notícias, Shows com as tags , , . Link direto: URL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>