#Diadofrevo será comemorado no Twitter

#Diadofrevo será comemorado no Twitter

Jornalistas serão convidados a participar da brincadeira.

O frevo promete ser a grande vedete do Twitter nesta quarta-feira (09). Isso porque a data marca a primeira aparição da palavra que define o mais original ritmo pernambucano. Por isso, a Publi Comunicação prepara uma ação neste dia tão importante para cultura pernambucana. A ideia é convocar os usuários para movimentar a rede com trechos de frevos utilizando a hashtag #diadofrevo. A galera da Publi já escolheu sua favorita, na voz de André Rio. “A terra vai tremer quando o Galo passar fazendo estremecer o chão da praça” #diadofrevo. A ação não é patrocinada. É apenas uma forma de valorizar a cultura e promover sua divulgação.

Uma ação com jornalistas também foi armada. Eles receberão nas redações um saco de confetes, produzidos pelo Mundo de Julia, com uma tag fazendo a convocação para participar da brincadeira. “Hoje é o dia do frevo e, como em todo bloco de carnaval, sempre cabe mais um na hora de festejar. Jogue os confetes para cima e entre no clima tuitando um frevo com a hashtag #diadofrevo. Nós já escolhemos o nosso: “A terra vai tremer quando o Galo passar fazendo estremecer o chão da praça” #diadofrevo. Participe!”, diz o texto.

Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha uma detalhada seção carnavalesca da época, assinada pelo jornalista “Oswaldo Oliveira”, na edição de 9 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência ao ritmo, na reportagem sobre o ensaio do clube Empalhadores do Feitosa, do bairro do Hipódromo, que apresentava, entre outras músicas, uma denominada O frevo.

E, em reconhecimento à importância do ritmo e a sua data de origem, em 9 de fevereiro de 2007, a Prefeitura do Recife comemorou os cem anos do Frevo durante o carnaval.

A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval.

O RITMO – Surgido no Recife, no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.

Texto publicado em InternetPubli, Notícias com as tags , , , , , . Link direto: URL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>