Estação Maxambomba será ponto de partida para trem turístico

Estação Maxambomba será ponto de partida para trem turístico

Interior do prédio foi todo reconstruído. Cor das paredes e pisos são semelhantes ao original.

O restaurante Estação Maxambomba, localizado na Praça do Carmo, em Olinda será o ponto de venda dos ingressos para o trem que fará passeio histórico pelas ladeiras de Olinda. A inauguração do trem acontece nesta sexta-feira (14), às 17h. Após passeio inaugural, autoridades e convidados serão recebidos com coquetel no Estação Maxambomba, réplica fiel da antiga estação. Os ingressos para o passeio vão custar R$7 (viagem) e R$15 (para quem desejar ter acesso durante todo o dia). O trem tem capacidade para 40 pessoas, divididas em dois vagões.

O restaurante é uma réplica da antiga casa, que funcionava no mesmo local, responsável por receber as antigas Maxambombas, veículos que realizavam o transporte de passageiros na década de 20. Para recuperação do imóvel, foi feito um estudo histórico buscando o máximo de fidelidade.

Para se ter uma ideia do tamanho desta pesquisa, as paredes do local passaram por um estudo de camadas, revelando a cor original do prédio. A farda dos funcionários do restaurante, que serão as mesmas dos integrantes do trem, foi criada com base das fotos da época.

Um relógio, reproduzido de uma foto encontrada nos arquivos da Fundação Joaquim Nabuco, também foi instalado no interior do prédio. O projeto é foi assinado pelo arquiteto Fábio Pestanha com consultoria do arquiteto Jorge Tinoco, do Centro de Estudos e Conservação Integrada (Ceci).

A casa é especializada em frutos do mar e recebe diariamente centenas de clientes, que na sua boa parte, são turistas interessados em conhecer não só as delícias da gastronomia, mas também a história do principal veículo de transporte dos anos 20.

O VEÍULO – Maxambomba, nome derivado do inglês, machine pump, era um veículo de transporte e passageiros constituído de uma pequena locomotiva, cuja cabine não tinha coberta, que puxava dois ou três vagões, de um ou dois andares. A Maxambomba foi o primeiro sistema de transporte urbano sobre trilhos do Brasil. Inaugurado em 1867, teve 22 quilômetros e 20 estações. O sistema circulou no Recife até 1914, quando foi substituído pelos bondes elétricos.

Texto publicado em ImprensaPubli, Notícias com as tags , , , . Link direto: URL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>