Pernambuco recebe IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais


Pernambuco recebe IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais


Serra Talhada receberá maior parte do evento. Vicência, Aliança e Olinda se integram na maior celebração da Cultura Popular do Brasil. Música, cinema e seminários compõem a programação.

A ligação com Virgulino Ferreira, o Lampião, e a rica produção cultural foram alguns dos motivos para Serra Talhada, sertão do pajeú, ser o centro do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais. O projeto reúne artistas, lideranças comunitárias, gestores, pesquisadores e representantes desse segmento no Conselho Nacional de Política Cultural e em outras instâncias da sociedade civil. Nomes como Juca Ferreira, Gilberto Gil, Braulio Tavares, Silvério Pessoa, Velha Guarda da Mangueira e Quinteto Violado estão na programação. O encontro acontece de 20 a 29 de novembro de 2015.

PARA INFORMAÇÕES DE IMPRENSA
Tiago Areias – tiago@publicomunicacao.com
81 99996-6712 | 61 8341-0576
CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

ENTREVISTAS
Anildomá Willams – Secretário de Cultura de Serra Talhada
cabrasdelampiao@gmail.com
(87) 999185533

Chico Simões – Membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais
chicosimoes@gmail.com
(61)84082031

IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais

O encontro tem como objetivo geral fortalecer a cultura popular como Arte, o exercício dos direitos culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instâncias de participação social e sociedade em geral no campo das culturas populares e tradicionais para a promoção de um novo ciclo de políticas e ações de valorização e promoção das expressões da diversidade cultural.

O reflexo desse engajamento está na programação, que apresenta seminários e oficinas com relevantes nomes da cultura do Brasil, a exemplo do Fórum de Gestores Municipais de Cultura, Encontro dos Pontões de Bens Registrados, Fórum Nacional das Culturas Populares e Povos Tradicionais e do Seminário Cultura e Pensamento.

Para fortalecer ainda mais a Cultura Popular, dois importantes projetos também fazem parte da programação do Projeto. Festival Canavial, que tem o patrocínio da Petrobras e se realiza na Zona da Mata, e o Festival Coco de Roda Olinda Zumbi.

Idealizado pela Rede das Culturas Populares, o projeto foi articulado em Pernambuco pela Conexão Pontos de Cultura, pela Fundação Cabras de Lampião em parceria com o Ponto de Cultura Invenção Brasileira de Brasília. Realizado pela Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Cultura, Funarte e o Ministério da Cultura, o projeto atraiu instituições públicas e privadas de grande relevância na Cultura brasileira. IPHAN, Fundarpe, Fundação Cultural Palmares, Universidade do Estado da Bahia, Fundação Joaquim Nabuco, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, AFAV e Cinema de Animação.

Texto publicado em ImprensaPubli, Notícias com as tags , , . Link direto: URL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>